segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ciclo de serviços: sua empresa tem um

O ciclo de serviços de uma empresa diz respeito a todas as etapas de envolvimento do cliente em transações com a empresa. São todos os pontos de contato entre empresa-cliente, seja em sede física, ao telefone, via web, dentre outras, envolvendo, por exemplo, as etapas de abordagem, pedido de informações, venda, pagamento, entrega do produto/serviço, pós-venda.

Cada uma dessas etapas tem uma série de ações. Entender o ciclo de serviços da sua empresa permite compreender as vulnerabilidades dos pontos de contato com seu clientes, pontos que podem melhorar ou serem melhor explorados. Questões como falta de praticidade no acesso, excesso de burocracia, falta de conforto nas dependências, informações incompletas,dentre outras, são características que podem estar fazendo parte do ciclo de serviços de sua empresa. 

Por vezes, se permanecemos na posição de dirigentes ou colaboradores, acabamos por não identificar questões como essas, que influem nos nossos negócios. Colocar-se efetivamente no lugar do cliente e entender seus sentimentos ao se relacionar com a empresa é uma maneira de identificar fraquezas, encontrar soluções precisas para problemas ou fazer mudanças práticas para melhoras.

O ciclo de serviços pode iniciar de pontos diversos, sendo o website, o telefone e o presencial os principais. O mapeamento do ciclo de serviços é uma ferramenta útil para o planejamento estratégico e atuação excelente da empresa, pois mostra claramente pontos vulneráveis, permitindo a concentração de esforços direcionados e mostrando muitas vezes soluções simples que podem dar grandes resultados. 

Invista tempo e esforço em entender, mapear e avaliar o ciclo de serviços da sua empresa. Amadureça a visão sobre seus pontos de contato com seus clientes e prospects. Sua empresa tem um ciclo de serviços, cabe a você avaliá-lo e melhorá-lo.

Ótima semana!

Priscila Berger.

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