quarta-feira, 11 de maio de 2011

Atendimento, eis a questão

Com o advento dos controles de qualidade cada vez mais presentes e exigentes, as marcas passaram a uma quase igualdade, diferenciado-se por detalhes que, de forma alguma, comprometem a qualidade do produto. Logo, o conceito de “fidelização do cliente” também mudou e passou a exigir, como cuidado primeiro, a excelência no Atendimento.
Inúmeras, e quando eu digo “inúmeras” quero dizer: já perdi a conta há tempo; inúmeras vezes ouvi amigos, familiares, colegas de trabalho, pessoas na fila do banco, na parada do ônibus, na entrada do cinema, no caixa da padaria, no banheiro do shopping, no elevador, no...bem essa lista vai longe...mas você já entendeu o que, não é? Sim, isso mesmo! Já ouvi pessoas em TODOS os lugares, possíveis e impossíveis, dizendo que não voltam mais em tal lugar ou que não consomem mais determinada marca, porque foram mal atendidos.
Ok, temos então uma certeza: é preciso atender com perfeição. E lembre-se desta palavra – PERFEIÇÃO – pois qualquer tratamento dado ao cliente abaixo desse critério será entendido por ele como um desaforo, e você corre o sério risco de ver seu “fiel” comprador virar as costas, ir embora e nunca mais aparecer, como se vocês tivessem acabado de se conhecer em uma balada qualquer.
Oba, temos aqui a nossa segunda certeza: não existe, definitivamente, fidelidade incondicional por parte do cliente, não mesmo!
E isso é ruim? Claro que não! É essa exigência que nos faz sermos cada dia melhores, que nos diferencia daquele concorrente que ainda acredita em casos de amor. É assim que vamos rumo ao sucesso e, quem sabe um dia, cheguemos a excelência (embora tenha que admitir, e que fique entre nós, que não quero acreditar que algo está excelente, afinal, detesto me acomodar, é a inquietude da dúvida que me faz querer mais, de verdade!).
Ótimo, temos algumas certezas e muitas dúvidas sobre atendimento ao cliente, e a essa altura você está inquieto: diga logo, Camila, o que fazer? Como fazer? Onde fazer?
Eu direi! Direi mesmo, palavra! Mas no próximo post, afinal você já deve estar um tanto cansado da leitura e eu estou dentro de um ônibus ruma à Cruz Alta, escrevendo em uma, pasmem, agenda de papel e minha grafia está ficando ilegível devido à trepidação.
Nos vemos em breve, grande abraço e ótimos negócios!
Camila Meinen

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